terça-feira, 5 de novembro de 2013

Carbino: O Novo material mais resistente do mundo.


                  Pesquisadores da Rice University estudaram o carbono acetilênico linear (mais conhecido como LAC), também chamado de carbino, e os resultados foram impressionantes.O carbino não é recente, assim como o grafeno, que foi descoberto desde o anos 30 do século XX. Tanto um como o outro foram deixados de lado por serem considerados materiais instáveis.A pesquisa conduzida revelou que o carbino possui um potencial ainda maior do que o grafeno, sendo até mesmo duas vezes mais resistente que o primeiro e mais maleável.Ainda que uma liga de carbino não possa ser esticada, ela pode ser curvada e, com a adição de moléculas diferentes no fim da cadeia, ela pode ser torcida (ficando parecida com um filamento de DNA) e, dependendo do tipo de moléculas adicionadas as propriedades mudam.

                Por exemplo, a equipe de Mingjie Liu e seus colegas adicionaram moléculas de cálcio e obtiveram um material como uma esponja flexível e resistente capaz de reter hidrogênio, além do processo ser reversível. A previsão atual é de que o grafeno se torne comercial em torno de 2020, portanto o uso de carbino, já que os estudos estão numa fase inicial ainda vai demorar muito, mas os resultados se mostram promissores, desde que as dificuldade sejam superadas. Primeiro foram os nanotubos de carbono que foram considerados o material mais forte do mundo.

              Mas eles logo foram eclipsados pelo superforte grafeno. Agora, acaba de entrar no circuito um novo material, o carbino, que, como seu nome já denuncia, também é uma forma de carbono.A diferença é que, por enquanto, o carbino ultra-forte existe apenas na teoria.

                                               O que é Carbino ?

           Um carbino é uma cadeia de átomos de carbono unidos por ligações atômicas duplas ou ligações atômicas simples alternadas.

           o carbino deverá ser duas vezes mais forte do que o grafeno, o que significa que serão necessários dois elefantes apoiados em uma área equivalente à de uma ponta de caneta para quebrar uma fibra de carbino - para quebrar o grafeno basta um elefante. Ele terá o dobro da rigidez à tração do grafeno e dos nanotubos de carbono e quase três vezes mais do que o diamante.

Mas o carbino não tem apenas força: basta girá-lo ou tensioná-lo para que ele apresente propriedades eletrônicas cativantes. Esticando-o em apenas 10% de seu tamanho original faz com que o carbino apresente uma bandgap - algo que o grafeno não tem, e que é essencial para seu funcionamento como semicondutor. Com uma rotação de 90 graus o carbino se torna um semicondutor magnético.O melhor é que os cálculos indicam que esse super-material será estável a temperatura ambiente.

O carbino não tem apenas força: basta girá-lo ou tensioná-lo para que ele apresente propriedades eletrônicas muito interessantes. 

Aplicações do carbino
     o carbino será aplicado em:
  •  Em sistemas nanoeletromecânicos;
  •  Em circuitos spintrônicos;
  •  Em sensores;
  •  No armazenamento de energia;
  •  Como material estrutural,compondo fibras ultra-fortes e leves.

                     Nanocordas ou nanobastões de carbino, uma cadeia unidimensional de átomos de carbono, deverão ser mais fortes do que o grafeno e do que o diamante - se puderem ser fabricados.

IPC: só o tempo vai responder sobre o uso do carbino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário